por Márcia Alves

Até o primeiro semestre de 2013, o percentual do álcool na gasolina deve aumentar de 20% para 25%. O anúncio foi feito em outubro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sob a justificativa de que a indústria do etanol já está se recuperando da última crise e, portanto, deve aumentar a oferta do biocombustível.

No ano passado, devido a escassez do combustível, o percentual de etanol na gasolina foi reduzido para 20%. Mas, neste ano, dados do setor apontam para aumento de 4,5% na produção do etanol.

A recuperação, que já pode ser atribuída à expansão da área plantada, não é maior em função da seca. A produção prevista de etanol em 2012 é de 21,5 bilhões de litros. O consumo está estimado no mercado interno em 1,7 bilhão a menos que isso. O governo e os produtores de etanol ainda avaliam se haverá combustível suficiente no mercado para elevar a exigência de mistura sem pressionar os preços ou estimular a inflação. Hoje, para suprir o mercado de combustíveis, a Petrobras tem importado gasolina.