por Cristiane Collich Sampaio

A versão virtual da Bomba Premiada Etanol, uma das ações de maior repercussão durante a campanha original Etanol, o Combustível Completão, é um game da fan page da campanha no Facebook. Assim como na bomba premiada, que atraiu participantes para postos e outros locais públicos, na versão da rede social os participantes tentam abastecer o tanque de um veículo com a quantidade exata de etanol pré-estabelecida. O internauta pode jogar inúmeras vezes e compartilhar o resultado com seus contatos em sua própria página do Facebook.

A promoção irá até 28 de fevereiro e prevê a distribuição de 10 aparelhos de GPS e 300 “carrinhos” do tipo HotWheels para os primeiros colocados do ranking.

Elevação no consumo

A campanha, que teve início em 11 de novembro e se estendeu até 20 de dezembro, consistia de filmes publicitários, vinhetas em rádio, anúncios em jornais, revistas, outdoors e da página no Facebook.

Em paralelo, ocorreram iniciativas em postos, pedágios, ciclovias e na rede de cinemas e ações-surpresa realizadas em postos e shoppings da capital e do interior do estado de São Paulo, que tiveram a participação de diversos artistas brasileiros, com a distribuição de veículos 0 km e outros prêmios aos participantes.

De acordo com informações da Unica, ao destacar os pontos positivos do combustível perante os consumidores, a iniciativa estimulou a opção pelo etanol nos postos paulistas. No mês de novembro ocorreu aumento de cerca de 10% no consumo de etanol no estado de São Paulo.

A campanha promocional desenvolvida pela Unica no ano passado para enfatizar os pontos positivos do uso automotivo do etanol, entra em nova fase.