Com uma rede de cerca de 1,9 mil postos em 22 estados brasileiros, a distribuidora de combustíveis ALE, a quarta maior do país, tem a meta neste ano de aumentar as vendas em 10%, passando dos 4 bilhões de litros registrados em 2012 para 4,6 bilhões. Para tanto, a empresa está expandindo também a abertura de postos. "A meta é crescer de 160 a 200 postos por ano. Trabalhamos com esse planejamento estratégico de cinco anos", disse o diretor comercial da ALE, Luiz Biazolli, ao jornal O Tempo, de Minas Gerais.

Para a ampliação de sua rede, a ALE reservou, segundo sua assessoria, cerca de R$ 155 milhões. Parte será investida na manutenção da rede de postos, R$ 35 milhões serão destinados à infraestrutura, como bases de armazenagem e distribuição, e outros R$ 15 milhões para a ampliação da frota de caminhões da empresa.

Como parte do projeto, em fevereiro foi inaugurado mais um posto em Minas Gerais, no município de Nova Lima. A meta é atingir, até o fim de 2013, cerca de 20 novas revendas em território mineiro, onde já funcionam 320 postos da rede, o que deverá demandar investimentos de cerca de R$ 5,5 milhões. A meta para o país é chegar ao final do ano com 2.080 postos.

Outra disposição da ALE é elevar seu faturamento de R$ 9 bilhões para R$ 10 bilhões em 2013. As investidas da companhia têm como parâmetro os bons resultados obtidos em 2012, quando investiu R$ 130 milhões e ampliou sua rede de postos com a aquisição de 213 unidades pelo país. O resultado foi o aumento no volume de vendas em 13%.

Para Biazolli, o crescimento da empresa num percentual maior que o do mercado foi devido ao encontro de nichos de diferenciação da marca. "Conquistar o meu cliente e o revendedor para que ele também queira a minha bandeira".