por Cristiane Collich Sampaio

Uma delas é a Jaguar Land Rover. Apesar de o Brasil ter se classificado apenas no décimo lugar no ranking mundial de vendas da empresa, em 2012, com pouco mais de 8,2 mil veículos vendidos, a empresa está negociando com governos estaduais o local mais vantajoso para erguer suas instalações.

Inicialmente a fábrica deverá se concentrar na produção do jipe 4×4 de luxo Freelander, mediante a importação de todos os componentes para que a montagem seja realizada aqui.

A decisão, ao que tudo indica, não perde o horizonte de vista. É que a Jaguar Land Rover leva em conta o crescimento potencial do mercado automotivo brasileiro, que está a caminho de se tornar o terceiro maior do mundo na metade desta década, superando o Japão.

Parece que com a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados de fora do México e do Mercosul, em dezembro de 2011, e os incentivos a montadoras que produzem no Brasil, previsto nas novas regras definidas pelo Governo em outubro passado, algumas empresas estão considerando seriamente a possibilidade de instalar fábricas no Brasil.