• MERCADO
    por Cristiane Collich Sampaio

SANTA CATARINA

Novo medidor de combustíveis atende legislação fiscal

Projetado para atender a legislação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o medidor volumétrico de combustíveis – MVC TLS-450 Plus – lançado recentemente pela Gilbarco Veeder-Root, alia a eficiência tecnológica e os recursos do seu sistema de medição e monitoramento TLS-450 Plus com o software de controle fiscal. O programa, especialmente desenvolvido para este fim, foi homologado pelo órgão técnico credenciado pela autoridade fazendária.


De acordo com informações da empresa, o equipamento foi idealizado para elevar a eficiência da gestão do posto, oferecendo maior controle das operações de abastecimento e aumentando a rentabilidade do negócio, ao utilizar recursos como reconciliação de inventário, calibração do tanque e verificações de entrega. Além disso, permite o monitoramento do desempenho do estabelecimento, por meio de alertas em tempo real e acesso aos dados de conformidade e inventário em qualquer dispositivo ligado à internet. Também viabiliza fácil acesso a todos os relatórios de monitoramento ambiental e armazena até cinco anos de informações de eventos relativos à legislação fiscal.


Ainda que o sistema tenha sido definido por legislação federal, até o momento sua adoção é obrigatória somente em Santa Catarina. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) desse estado estabeleceu prazos para a adequação dos postos, vinculados ao faturamento do CNPJ. A implantação do novo sistema obedece a um cronograma que foi iniciado em 30 de setembro de 2016 e deverá se encerrar em 30 de setembro de 2018, quando todos os postos estarão obrigados a utilizar ao sistema.