• CLIPPING
    por Márcia Alves 

Estudo indica vantagens do GNV sobre o etanol


A economia do Gás Natural Veicular (GNV) é igual ou superior a 54% em relação ao dos veículos que rodam com etanol em pelo menos 15 estados, segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Realizada na terceira semana de janeiro, a análise destacou o Rio de Janeiro, onde o GNV é 67% mais competitivo frente ao etanol e 58% em ante a gasolina. De acordo com a entidade, esta é a maior diferença já registrada desde o início do estudo, em outubro de 2015.


Outros três estados — Santa Catarina, Espírito Santo e Pernambuco – também registraram economia igual ou superior a 60% na comparação com o etanol. Em São Paulo, a economia do GNV vai de 52% (ante gasolina) a 57% (etanol). A pesquisa abrangeu, ainda, os estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.


O estudo utilizou dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), adotando como referencia o consumo no veículo Fiat Siena. Mantendo sua trajetória de competitividade desde 2015, o GNV cresceu 2,46% no volume acumulado entre janeiro e novembro de 2016 em comparação com o ano passado.