• CONVENIÊNCIA
    por Márcia Alves

Conveniência é aposta do setor para aumentar rentabilidade

Expansão do número de lojas é a meta das principais bandeiras para compensar queda nas vendas de combustíveis.

 

Enquanto a venda de combustíveis enfrentou queda de 2% no volume de litros comercializado em 2015, o segmento de conveniência aumentou seu faturamento em 11,5%, segundo dados do sindicato das distribuidoras, Sindicom. Por este motivo, a conveniência se tornou estratégica para o setor compensar a queda de rentabilidade nas vendas e fidelizar o consumidor. De acordo com o Sindicom, em momentos de crise, a loja de Audemars Piguet Replica conveniência funciona como uma âncora para o posto de serviços, o que torna esse suporte ainda mais necessário e valioso.


Atualmente, as lojas de conveniência estão presentes em apenas 20% dos postos. Em outros países, como Estados Unidos e Austrália, por exemplo, esse percentual é superior a 80%. Por isso, algumas das principais bandeiras já anunciaram a intenção de acelerar a expansão do número de lojas. A BR Distribuidora, por exemplo, aumentou a proporção de loja por postos nos últimos três anos de 13% para 18%. Atualmente, a BR conta com 1,3 mil lojas em operação e pretende abrir mais 275 unidades até o final deste ano. A intenção é investir em novos formatos, como minimercado, quiosque e lojas rodoviárias.


Na Ipiranga, a proporção de lojas por postos é de 29%. Com um total de 7,5 mil postos, a rede conta com 2.166 lojas. Os planos de expansão da distribuidora incluem as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a estratégia é investir no formato de minimercados. As padarias, que estão presentes em 684 lojas da Ipiranga, também são uma aposta para este ano, bem como os produtos de marca própria, que já somam 180 itens.


Já na Shell, controlada pela Raízen, a proporção de lojas por postos é de 18%. A distribuidora tem investido na simplificação e aperfeiçoamento da parte operacional para beneficiar seus postos. Um exemplo é o portal de compras, que permitiu melhorias importantes na oferta de foodservice. Outro foco das lojas Select é Cheap Panerai Replicaa linha gourmet, com cafeteria e ambiente confortável para o cliente.