• SAÚDE
    por Cristiane Collich Sampaio

Insônia

A criatura  se deita e o  sono não vem,  não encontra  posição, vira-se  de um lado para  outro, surgem  pensamentos  desagradáveis  e repetitivos.  Ou, então,  até consegue  adormecer, mas  acorda durante a  noite e... o sono  foi embora.

 

Para a vítima de insônia, o mal é um verdadeiro pesadelo. Em lugar de um descanso noturno reparador, a pessoa não consegue conciliar o sono ou, se consegue, é despertada no meio da noite e não consegue mais dormir, ou, ainda, dorme, mas acorda moída. Não raro, o dia seguinte é um suplício, com cansaço, falta de concentração, irritação, enfraquecimento da memória e, até mesmo, depressão.


Embora as informações sobre a parcela da população mundial e brasileira afetada não sejam precisas – esse percentual varia de 10% a mais de 36%, conforme a fonte e os critérios adotados –, o fato é que o número não é desprezível. A insônia – apesar de ser considerada como um sintoma e não uma doença – é vista como uma epidemia que atinge o mundo industrializado, tecnológico, cibernético.


Suas causas são muitas, porém, conforme divulga o Instituto do Sono, referência mundial em pesquisas do sono, a insônia geralmente é resultado de diversos fatores agregados e mais a predisposição genética.


A chamada apneia do sono, pode impedir um sono regular. Outros motivos são: doenças que causam dores – como câncer e fibromialgia, por exemplo –, distúrbios hormonais – como os da tireoide e a menopausa –, e, ainda, ansiedade, depressão, doença de Parkinson, doenças cerebrais isquêmicas (AVC) e Mal de Alzheimer, entre outras anomalias psiquiátricas e neurológicas, bem como o uso de alguns remédios e a síndrome de abstinência de álcool e outras drogas.


Formas e tratamento

Em sua forma mais comum, de curta duração, se manifesta especialmente em mulheres. É uma resposta anormal ao estresse, independentemente de sua origem. Entretanto, se não for tratada, pode evoluir para a insônia crônica; isso acontece em 80% dos casos, segundo estimativas.


No artigo intitulado ‘Insônia crônica’, o Dr. Drauzio Varella aborda estudos que mostram que, segundo um dos métodos de classificação, a incidência da forma crônica entre adultos oscila entre 9% e 12%. Dificuldade para iniciar o sono, dificuldade para mantê-lo, acordar mais cedo do que o desejado, resistência para deitar em horário razoável e dificuldade em dormir sem Cheap Panerai Replica a presença de uma pessoa próxima são fatores que caracterizam o mal crônico, quando aparecem por pelo menos três vezes por semana por, no mínimo, três meses seguidos.


“Insônia não é mera inconveniência; é um distúrbio associado ao aumento do risco de morte, doença cardiovascular, depressão, obesidade, dislipidemia (triglicérides e colesterol em níveis elevados no sangue), hipertensão, fadiga e ansiedade. Nos quadros crônicos, está Panerai Replica Watchesassociada a acidentes automobilísticos, domésticos e no trabalho”, alerta o médico.


Higiene do sono e terapias

O passo inicial para o tratamento é o diagnóstico, pelo qual se chega às causas da insônia, caso possam ser detectadas. Mas, independentemente destas, como o mal pode ser agravado ou mesmo decorrer de hábitos inadequados, o Dr. Drauzio recomenda a adoção de várias medidas que podem minimizar ou evitar o problema.


Elas são conhecidas como ‘higiene do sono’, a qual prescreve as seguintes recomendações: não tomar estimulantes, como café, bebidas alcoólicas e refrigerantes pelo menos seis horas antes de deitar; não assistir a TV na Cheap Hublot Replica cama; não deitar com o estômago cheio; ler com a luz indireta e abandonar a vida sedentária.


A higiene do sono junto com a terapia cognitivo-comportamental, que prevê a utilização de técnicas de relaxamento e de controle de estímulos que mantém a vigília, podem substituir, com vantagens, a utilização de remédios. “Dezenas de estudos mostram que é superior ao uso de medicamentos, tanto na eficácia como na duração dos efeitos benéficos”, ressalta o Cheap Hublot Replica médico.


Hoje há quem defenda que medicamentos – ainda que do tipo que não provoca dependência química – só devam ser ministrados nos casos em que as Cheap Audemars Piguet Replica terapias não surtiram o efeito desejado e, mesmo assim, com muito critério.